Geografia
O CLIMA
O município de Primavera de Rondônia apresenta, segundo a classificação de Köppen, um clima do tipo Aw – Clima Tropical Chuvoso com média climatológica da temperatura do ar durante o mês mais frio superior a 18°C (megatérmico), e um período seco bem definido durante a estação de inverno, quando ocorre na região um moderado déficit hídrico, com índice pluviométrico inferior a 50mm/mês. A média anual da precipitação pluviométrica (Figura 2) varia entre 1.800 e 1.900 mm/ano e da temperatura do ar entre 23,5 e 26°C, sendo as médias de máxima e mínima anuais 31,5ºC e 22,5ºC respectivamente. O município de Primavera de Rondônia está localizado na região tropical, próximo a linha do Equador e é influenciado pelo efeito moderador da temperatura do ar causada pelas águas que cortam e cercam a região. Seu clima é caracterizado por apresentar uma homogeneidade espacial e sazonal da temperatura média do ar. O mesmo não ocorre em relação à precipitação pluviométrica, que apresenta uma variabilidade temporal, e em menor escala espacial devido aos diferentes fenômenos atmosféricos que atuam no ciclo anual da precipitação.
Os principais fenômenos atmosféricos ou mecanismos dinâmicos que provocam chuva na região são:
• Convecção diurna originada da evapotranspiração local – resultante do aquecimento das superfícies de água, floresta e vegetação, associada aos fenômenos atmosféricos de grande escala tais como, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e as Linhas de Instabilidade (LI).
• Convecções diurnas associadas aos efeitos da Alta da Bolívia (AB) – A Alta da Bolívia é um anticiclone que se forma em alto nível da atmosfera (200hPa) durante os meses de verão e situa-se sobre o altiplano boliviano
Outros aspectos que devem ser considerados no clima da micro região do município de Primavera de Rondônia são os efeitos do desmatamento e das queimadas, que em grande escala, num longo período de tempo, podem provocar mudanças na qualidade do ar e no clima regional e global.
Em micro escala, o aumento do aquecimento na superfície e no ar causado pelo desmatamento das florestas modifica o balanço de energia solar. Como conseqüência ocorre uma redução na taxa de evapotranspiração, no fluxo de calor latente, e na precipitação local, visto que a radiação solar absorvida pela superfície é menor nas áreas desmatadas do que em áreas de floresta. Embora não haja, para a região, estudos que quantifiquem as variáveis que caracterizem a qualidade do ar sabe-se que o desmatamento associado às queimadas, seja em macro ou em micro escala, modifica o balanço de CO2 na superfície e na atmosfera, diminuindo a atividade inata da floresta no ciclo de absorção e liberação de CO2.
RECURSOS HÍDRICOS
O município de Primavera de Rondônia faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Ji-Paraná, nos afluentes da margem esquerda e é servido pelos afluentes do Rio Ji- Paraná ou Machado: que composto pelos Rios Antônio João, Marreta, Uiemerê, São Pedro e Arara. Sendo relevante destacar-se a existência de lagoas naturais de água cristalina.
A nascente do Rio Ji-Paraná está localizada na Chapada dos Parecis, atravessando Rondônia no sentido sudeste-norte sendo este o rio mais extenso do Estado. Torna-se calmo e navegável na planície amazônica num percurso de 800km
HIDROGEOLOGIA
Pode-se considerar duas situações distintas no que diz respeito à existência de águas subterrâneas:
a) Formações porosas – depósitos arcósico-argilosos.
b) Formações fissuradas- áreas com permeabilidade
Existem áreas argilosas que impedem a percolação da água, e que as tornam pouco produtivas. As formações geológicas de Primavera de Rondônia que apresentam melhor produtividade aqüífera são as formações fissuradas e que são determinantes não só, na sustentação de atividades econômicas, na fixação de pessoas e ainda do ponto de vista ambiental e ecológico.
FLORA
A vegetação é a Amazônica sendo caracterizada como perinófila e subcaducifólia, típica da Amazônia Ocidental. Embora apenas 2,7 da área possui vegetação natural, em Primavera há ocorrência de pontos de floresta ombrófila aberta submontana com cipós e de cerrado.
FAUNA
O abandono das práticas agrícolas tradicionais resultantes do despovoamento verificado nas últimas décadas contribuiu para degradação da qualidade do habitat das espécies, constituindo uma ameaça real a alguns valores da fauna. A fauna do Estado de Rondônia caracteriza-se por anfíbios, quelônios, crocodilianos, lagartos e serpentes. Registram-se no município de Primavera de Rondônia a presença de aves, sapos, cobras, pássaros e alguns mamíferos. O impacto ambiental causado em função do desmatamento e queimadas para pastagens e agricultura restringiu as oportunidades de recursos (alimentos, locais de abrigo e reprodução) a esses animais e interromperam o ciclo natural da cadeia biológica.
As consequências são: perda do abstrato arbóreo, diminuição das presas, espécies invasoras, e perda da serrapilheira. Verifica-se nas pastagens, a invasão da cigarrinha e outras pragas, em consequência da ausência de inimigos naturais.
A manter-se o presente cenário, as espécies nativas se distanciarão da região, havendo descontrole biológico.
SOLOS
Os solos predominantes na região de Primavera de Rondônia são:
- Argissolos - solos constituídos por material mineral, que têm como características diferenciais a presença de horizonte B textural de argila de atividade baixa, ou alta conjugada com saturação por bases baixa ou caráter alítico. Há os solos eutróficos (saturação por bases > 50%) na maior parte dos primeiros 100 cm do horizonte B.
- Cambissolos Háplicos Eutróficos - Solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial e com caráter carbonático ou com horizonte cálcico em um ou mais horizontes, dentro de 120cm da superfície do solo.
- Neossolos - Solos pouco evoluídos constituídos por material mineral, ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando qualquer tipo de horizonte B.
GEOLOGIA
No município de Primavera de Rondônia as unidades geológicas são: Pedra Redonda, São Felipe, Arenito-folhelho, Folhelho-calcário e Migrantinópolis, paragnaisse.
RELEVO:
O município de Primavera de Rondônia apresenta altitudes de acima de 250 metros. Na área central do município a existência de colinas no divisor de águas entre o rio Antônio João e o rio Uiemerê.
POPULAÇÃO
Ao longo dos últimos anos caracterizou-se temporariamente por uma relativa estabilidade. Não obstante, na última década, conforme Censo IBGE houve uma perda substancial do contingente populacional.